Periodontologia
Periodontologia é a especialidade Médico-Dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças que afetam os tecidos de suporte dos dentes: Gengiva, Osso Alveolar e o Ligamento Periodontal (fibras que unem o dente ao osso).
A gengivite ou inflamação das gengivas é a forma inicial de doença periodontal e é muito frequente. Se não for tratada, a gengivite pode progredir para uma doença muito mais grave chamada periodontite (inflamação/infeção do osso).
Esta infeção, provocada por bactérias, pode levar à destruição do osso e do ligamento que segura o dente ao osso alveolar.
A mobilidade dentária é um dos sintomas mais frequentes e que pode levar à perda dos dentes.
Atualmente, estas duas doenças são uma das principais causas de perda de dentes nos adultos. A principal causa destas doenças é a placa bacteriana e o tártaro (vulgo “pedra”) e alguns dos sintomas são:
Sangramento espontâneo ou na escovagem das gengivas
> Gengivas vermelhas
> Aumento de volume nas gengivas
> Presença de pus nas gengivas
> Gengiva desinserida (“descolada”)
> Perda da textura na Gengiva;
> Retração gengival(Exposição das raízes)
> Dentes sensíveis ao frio
> Mau hálito e/ou mau sabor na boca
> Dentes a abanar e a separarem-se.
>Abertura de espaço entre dentes.
Guided Biofilm Therapy (GBT) é tecnologia suíça usada na nossa consulta de higiene oral.
Com recurso ao AIRFLOW®, PERIOFLOW® e PIEZON® de última geração, esta tecnologia assegura o máximo conforto e eficácia na redução do biofilm assegurando assim melhor a saude periodontal dos nosso pacientes e máximo conforto durante o procedimento.
A nossa consulta de higiene oral tem duração de uma hora e é realizada por uma higienista oral.
Tratamento Periodontal Clínico
O objetivo primordial do tratamento periodontal é o de parar a progressão da doença periodontal, que muitas vezes tem um percurso silencioso.
A cirurgia plástica periodontal visa a correção dos defeitos gengivais e dos tecidos moles do periodonto em zonas de comprometimento estético e funcional.
Pacientes que apresentam exposição das raízes que podem trazer compromisso estético e funcional, são candidatos ao aumento cirúrgico da espessura gengival e recobramento dessas recessões gengivais, conferindo assim uma maior protecção aos seus dentes.